domingo, 2 de abril de 2017

DICAS DE LEITURA PARA QUEM NÃO GOSTA DE LER

Mooores, tudo bom?
              Que a leitura está presente em toda a nossa vida, e que a mesma é muito importante você já sabe néh? Mas e quando você é professor (reforço ou não) que tem que lidar com um aluno que declaradamente detesta leitura, ou quando esse aluno é seu filho? Ou ainda quando essa pessoa que não gosta de ler é você? Se respondeu sim para alguma dessas perguntas, esse post é para você.
              Aqui estão separadas algumas dicas para você ajudar alguém que não gosta de ler. Vamos lá!

Dica 1: INICIE POR UMA LEITURA DIVERTIDA/ DO INTERESSE DO LEITOR
            Muitos alunos começam a leitura por obrigação, e começam com leituras totalmente fora do interesse deles, e principalmente que não concorda em nada com a linguagem dos mesmos. É basicamente impossível iniciar alguém no universo da leitura com um livro que contem linguagem arcaica, assunto fora do universo do aluno, ou fora do interesse do mesmo. Não é novidade ver alunos de ensino médio odiando com todas as forças o fato de ter que ler obras de Machado de Assis ou José de Alencar. 
            Indique livros que chamarão a atenção do mesmo: se é aluno que ama tecnologia, jogos, indique livros como: 

Almanaque de Games


O Guia Completo Pokemon Go


Rezende Evil


             Ou se essa pessoa ama animes, que tal apostar em quadrinhos?

Death Note 


Naruto



                Perceba que tipo de história chama mais atenção do leitor, e por vias de não encontrar uma indicação, vá a Leitura ou Saraiva (livrarias) e peça ajuda aos atendentes para encontrar o tipo de livro certo para você ou para quem você quer ajudar a entrar nesse mundo. 

Dica 2: NÃO ESPERE A CRIANÇA COMEÇAR A LER PARA TRAZER ESSE HÁBITO PARA O SEU MUNDO
             Quando a criança começa a ter perceber o mundo, dar atenção a músicas, brincar, é o momento de vocês pais começarem a mostrar livros para elas. Ler e mostrar as figuras divertidas antes da criança dormir podem fazer toda a diferença até mesmo quando ela começar a estudar. Leia as histórias para ela, faça vozes engraçadas, mostre as imagens, e o habitue com livros conforme o crescimento da criança. Você estará dando um hábito que crescerá junto com a criança.
              O tipo de livro que pode chamar muito a atenção da criança, são as versões POP UP's, que consiste em livros em sistema 3D.





Dica 3: SE VOCÊ ESTÁ INICIANDO ALGUÉM NO MUNDO DA LEITURA COM MAIS DE 8 ANOS (MAIS OU MENOS) OU ESTÁ TENTANDO SE INICIAR NESSE MUNDO, NÃO PENSE EM MOMENTO ALGUM QUE SERÁ UMA TAREFA FÁCIL 
                Ler pode ser mega prazeroso, mas não pense que alguém que está iniciando a leitura agora conseguirá com facilidade ler um livro rapidamente, ou ler 20 páginas em apenas um dia. A leitura por diversão deve ser feita de forma tranquila, sem pressa para ser terminada, sem uma obrigação existente por trás dela. Deve ser feita por existir uma curiosidade quanto a história, deve ser feita por gostar de imaginar o que está sendo lido. Se você que está iniciando agora lê apenas 2 páginas por dia relaxe! Esse é o caminho... Apenas continue e se deixe levar, e principalmente permita a sua mente a imaginar o que está sendo lido.


Dica 4: SE VOCÊ É PAI OU IRMÃO INCENTIVADOR DE LEITURA, APRENDA QUE VOCÊ TEM QUE DAR O EXEMPLO
                     Incentivar a leitura, não é apenas cobrar que um livro seja lido, mas sim DAR O EXEMPLO. Além de se permitir ser visto lendo, procure fazer fazer perguntas a quem você está incentivando: "A leitura está boa? Qual é a história? Está gostando? Qual personagem você gosta? Qual personagem você acha que não serve para nada? Me fale sobre em que parte da história você está? O que está acontecendo?" ... Toda e qualquer conversa descontraída com relação ao livro que está sendo lido é de grande ajuda. Com as respostas você saberá o quanto o leitor está gostando da leitura ou não, e principalmente se o mesmo está realmente se empolgando com a atividade.  


Espero que as dicas tenham ajudado e que vocês se animem em entrar para esse mundinho em que você viaja mentalmente para diversos lugares, conhece várias pessoas (personagens) incríveis e diferentes, e por várias vezes, pagando pouquíssimo por isso!!! 

Esperando que cada um de vocês se tornem bons leitores! 

Abraços da Professora. 

Sigam-me > Twitter: @jessyoliveraes Instagram: jessyoliveraes Snapchat: jessyoliveraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário