domingo, 12 de março de 2017

Vozes Verbais

Mooores, tudo bom? 
                Hoje estou trazendo para vocês uma dica bem simples sobre o assunto vozes verbais. Ressalto ainda que para uma melhor compreensão quanto a este assunto, é necessário que você já tenha algum conhecimento prévio sobre o que são as classes gramaticais verbo (e sobre transitividade verbal) e pronome, e também saiba como identificar o sujeito dentro da frase.
                   Vamos a um quadro bem simples? Essa imagem consta de 3 regras para você discernir em uma questão qual é a voz verbal. São elas:


Quando for voz ativa, o seu sujeito será o agente da ação, ou seja, será quem estará praticando a ação verbal. Exemplo:

Minha mãe fez comida.

Faça a pergunta a frase: quem praticou a ação (quem fez comida?) - Resposta - Minha mãe. Então  nessa frase "Minha mãe" é o sujeito. E por ela ter "feito a comida", essa frase está na voz ativa.


Quando o caso for de voz passiva, o sujeito estará sofrendo a ação verbal. Veja no exemplo:

O Copo foi quebrado pelo menino.

Faça a pergunta a frase: quem sofreu a a ação (quem foi quebrado pelo menino?) - Resposta - O Copo. Então, nessa frase "O Copo" é o sujeito. E por ele ter "sido quebrado", essa frase está na voz passiva.

Quando a frase estiver na voz reflexiva, você observará que o sujeito da frase estará tanto sofrendo a ação quanto fazendo a ação ao mesmo tempo. Exemplo:

A garota pintou-se rapidamente.

Faça a pergunta a frase: quem sofreu e praticou a ação (quem pintou-se rapidamente?) - Resposta - A garota. Então nessa frase "A garota" é o sujeito. E por ela ter "pintado" e ter "sido pintada" por ela mesma, a frase está na voz reflexiva.


            Porém, ainda tem um detalhe: existe ainda uma subdivisão na voz passiva: a analítica, e a sintética. Para diferenciar uma da outra, existem detalhes a serem observados dentro da estrutura de uma frase:


Para se ter uma frase em voz passiva analítica, é necessário que você encontre na sua frase o verbo auxiliar ser + outro verbo em seu modo particípio. Exemplo:

O Acidente foi reproduzido no depoimento pelas testemunhas.
(O Acidente - Sujeito paciente / foi - verbo auxiliar ser / reproduzido - verbo no particípio).

E para você ter uma frase na voz passiva sintética, você tem que identificar na estrutura da frase se existe um verbo transitivo direto (ou direto e indireto), e se antes ou depois dele existe o pronome "se".

Reproduziu-se o acidente no depoimento.
(Reproduziu-se - verbo transitivo direto + pronome se)


Espero ter ajudado! 
Abraços da professora.

Sigam-me > Twitter: @jessyoliveraes Instagram: jessyoliveraes Snapchat: jessyoliveraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário