sábado, 17 de dezembro de 2016

Como começar um grupo de RPG

Moooores, tudo bom?
                  Hoje quero além de contar para vocês um pouco sobre a minha história de criar um grupo "fiel" ao RPG, explicar alguns pontos que devem ser levados em consideração quando você quiser criar um.
              Quando eu conheci o meu namorado, ele já tinha um grupo pré formado, com umas 6 pessoas para jogar RPG, que no geral faltavam muito. Então, decidi que ajudaria ele a conseguir jogadores fieis, que não fossem enrolar o dia TODO para chegar onde fosse marcado para jogar. Fui movida por achar um absurdo ele narrar para uma pessoa pela manhã, para outra a tarde, para outra a noite... Como assim??? hahah'
                 Por já ser um pouquinho nerd (só um pouquinho hahha'), eu conhecia algumas pessoas que por mais que não conhecem o RPG, eu sabia que se sentiriam tentadas a experimentar, já que curtiam MUITO aos jogos. Então aqui está a primeira dica: CONVIDAR QUEM CURTE JOGAR. É claro que ainda pode dar errado, e que o processo para a pessoa experimentar ir um dia jogar, pode ser demorado, mas quando ela iniciar, com certeza vai achar legal.



              Caso você seja o narrador, antes mesmo de começar a montar a mesa (convidar os jogadores), leia o manual que pretende usar. Se você que quer ser o narrador ainda não conhece nenhum manual, e não quer gastar dinheiro comprando um, venha ver no meu post pequenas resenhas quanto a alguns manuais que conheço, e que são muito bons. Boa parte deles já está com link para fazer download do livro em algum outro site. Use as dicas de como narrar da entrevista feita aqui no blog com três narradores, e  monte sua história. E não podemos esquecer dos dados não é? Eles são realmente bem carinhos, principalmente se você quiser dados coloridos, ou de quantia de lados diferentes. Porém, a falta de dinheiro também não deve te impedir de jogar. Hoje nos sistemas de celulares, existem aplicativos diversos de dados de rpg que são muito bons. Clicando aqui você pode conferir os que já usei, que são gratuitos e que eu e ameeeeei.



                De posse de um manual, com seu app de dados de RPG, com uma história pré montada, e com as pessoas que gostam de jogar, e que principalmente você gostaria muito que estivessem com você, é o momento de criar um grupo no whatsaap e até mesmo no e-mail, para estar sempre mandando as informações pertinentes aos jogos pelos meios de comunicação que ficarem melhor pra vocês.
                Eu sugiro SEMPRE que, principalmente se seu grupo for diversificado, onde tem pessoas que estudam, trabalham, tem filhos, vão a igreja, e tem muitos eventos familiares, que entre em acordo com o grupo para que os jogos aconteçam uma ou duas vezes por mês ESTOURANDO, e que dia da semana é melhor para a maioria. E que esses dias sejam previamente marcados com pelo menos uma semana de antecedência, assim, se a maioria estiver de acordo (SIIIIIIM, NEM SEMPRE, OU ATÉ MESMO QUASE NUNCA TODO O GRUPO APARECE) o dia do jogo poderá ser acertado.
               Quanto a horários, deve ser também o melhor horário para a maioria e principalmente para o narrador. Seja durante a madrugada, durante uma tarde, uma manhã. o que for mais conveniente. Se você for narrador iniciante, lembre-se que o primeiro jogo de cada pessoa é o mais demorado, pois montar a ficha do personagem pode levar mais de uma hora.
                Não esquecer também de combinar para cada integrante do grupo ou levar algo para comer, ou dinheiro para contribuir com lanche. As sessões vão durar no mínimo umas 5 horas, então acreditem: vocês irão sentir fome.

P.S: devo ressaltar aqui que o RPG é para ser um momento de diversão, um momento para relaxar junto com outras pessoas que você gosta. E mesmo assim, os jogadores irão faltar. Por isso, é interessante deixar sempre claro para quem estiver jogando com você, a importância da comunicação, de todos sempre avisarem se podem ir, e em que horário é melhor. Assim nem o narrador, e nem quem cede o local para a jogatina ficarão esperando por jogadores que não irão comparecer.


Espero que gostem das dicas, que esse post te anime a jogar, e que principalmente você consiga um BOM GRUPO de RPG. Pois mesmo os bons grupos, dão bastante trabalho haha' 

Abraços da professora!!

Sigam-me > Twitter: @jessyoliveraes Instagram: jessyoliveraes Snapchat: jessyoliveraes
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário